segunda-feira, 14 de maio de 2012

Revolução, Economia Local e Espiritualidade

Dada Maheshvarananda

Instituto de Pesquisa de PROUT da Venezuela
www.priven.org.br
www.proutaftercapitalism.blogspot.com

Eu dei uma palestra no encontro de abertura do Fórum Social de Lower Hudson Valley em 28 de março de 2009, na escola secundária de White Plains, perto de Nova Iorque. Foi um momento mágico com a organizadora Nada Khader, diretora executiva da Fundação WESPAC, a força motriz em Westchester County para a paz e a justiça no trabalho por mais de três décadas. As 2 primeiras palestrantes foram Freida Jacques, da Nação Onondaga, e Monica Walker, secretária de diversidade das escolas do condado de Guilford, Carolina do Norte, e treinadora-chave com o Instituto para a Sobrevivência do Povo [The People's Institute for Survival and Beyond]. Esta última falou sobre o racismo institucionalizado.

Segue a transcrição da minha palestra:

Eu cresci neste país, e quando fui para a faculdade, eu tinha um poster na minha parede. Che Guevara, o grande revolucionário, declarou: "Correndo o risco de parecer ridículo, deixem-me dizer que o verdadeiro revolucionário é guiado por sentimentos de amor." Eu pensei, isso é o que eu quero ser. Eu quero ser um revolucionário guiado pelo amor.

Há trinta e cinco anos atrás eu aprendi yoga e meditação como um hobby. Você sabe, para reduzir o stress. Isso transformou a minha vida. Eu não imaginava que podia sentir tanta força e tanta energia, tanta paixão, tanta compaixão. Aquilo me inspirou a dedicar minha vida para a humanidade, e é isso que esta cor laranja que eu visto significa, que a minha vida é dedicada à humanidade. Muitas pessoas confundem-me com o meu irmão gêmeo do Congo, Dada Gunamaya, que também é um monge, e também é dedicado à humanidade. Vocês perceberão a semelhança. [risos]



Nós tentamos ensinar revolução. Vivemos em uma época muito interessante atualmente. Há aproximadamente um ano atrás teve início um colapso econômico, que não parou. A cada dois meses, mais de um milhão de norte-americanos perdem os seus empregos. Trilhões e trilhões de dólares de "riqueza" estão desaparecendo a cada dia. As instituições financeiras que são "grandes demais para falir" estão subitamente pedindo ao governo para salvá-las. Mas o governo não está salvando pequenos empresários, ou pequenos agricultores ou pequenos proprietários, ele está salvando os grandes bancos.

A parte mais chata das notícias da mídia sempre foram as notícias sobre economia. Eles gostam que seja assim. Eles não querem que você se preocupe com a economia, eles usam uma linguagem esotérica de forma que você não possa compreender o que está acontecendo. Mas isso afeta cada um de nós todos os dias.

Então, eles dizem, dê-nos uma pequena ajuda e as coisas voltarão ao normal. Nós dizemos não. Não estamos interessados na economia de sempre. Não estamos interessados na opressão de sempre, ou na exploração de sempre, na repressão de sempre. Não, obrigado. Queremos uma transformação fundamental do nosso mundo, o que é normalmente chamado de revolução.


Que tipo de mundo queremos? Eu estava no Brasil para a primeira, a segunda e a terceira [edições do] Fórum Social Mundial. Uma experiência fenomenal. Vinte mil pessoas na primeira vez, setenta mil pessoas na segunda, mais de cem mil na 3a , 4a, 5a e 6a vezes. Eu estava em Caracas no 6o Fórum [Social Mundial], e tenho estado em fóruns sociais na Finlândia, no Reino Unido e em todo o mundo. E todos eles têm o mesmo tema: “outro mundo é possível”. Bem, esse sonho compartilhado, de que podemos ter um mundo melhor do que o que temos hoje, que podemos dar um mundo melhor para nossos filhos do que esta terrível bagunça que temos hoje, nos leva também a uma pergunta. - Que tipo de mundo queremos?

Você tem o direito de nos fazer perguntas e eu também tenho o direito de lhes perguntar. Então, que tipo de mundo você quer? Posso ouvir algumas respostas, por favor?

Sem toxinas ...
Livre de conflitos ...
Com igualdade ...
Pacífico ...
Comunidades ...
Partilha de culturas ...
Tolerância ...
Que os direitos humanos sejam garantidos ...
Múltipla distribuição da riqueza, riqueza para todos ...
Sem exploração, escravidão, racismo, sexismo ...
Onde os empregos não são terceirizados, onde todos que queiram um trabalho o encontrem, um direito humano básico ...
Onde você possa votar quem será o seu patrão, escolher o seu patrão ou ser seu próprio patrão ...
Necessidades humanas básicas ...
Tolerância e respeito ...
Habitação para todos ...
Parar com o ensino de ódio, ensinar o amor a todos ...

O tempo terminou, desculpem.


Eu dou palestras como esta nos seis continentes. As respostas na Polônia, Filipinas, Índia e China são sempre as mesmas. As pessoas querem um mundo sem injustiça, pobreza, fome, um mundo compartilhado, com um ambiente protegido para todos. Este é um direito humano básico. É uma coisa simples, já que temos a tecnologia. Você sabe, dar a todos habitação, educação, alimentação, vestuário e cuidados médicos a quem não tem, seria realmente muito caro. Iria custar cerca de 15 por cento do orçamento anual para armas e militares no mundo. [risos] Não é por falta de tecnologia que não podemos dar a todos uma habitação, um lugar para dormir à noite. Nós podemos fazer isso. O direito básico fundamental, que todos precisam é alimentação, vestuário, abrigo, educação e cuidados médicos.

Então, como seria uma economia local, ao invés de uma economia global ? Em vez da terceirização de tudo, você faz cooperativas. As cooperativas são cooperativamente possuídas. Faça cada região ser tão auto-suficiente quanto possível.

Prout são as iniciais de Progressive Utilization Theory [Teoria da Utilização Progressiva]. É um modelo. Seus princípios podem ser aplicados holisticamente por qualquer pessoa que goste deles. Não é algo a ser imposto a ninguém. Mas nós precisamos desesperadamente de alternativas. Noam Chomsky escreveu o prefácio do meu livro, "Após o capitalismo", e ele disse que "O modelo cooperativo de Prout ... compartilhando os recursos do planeta para o bem-estar de todos, merece nossa séria consideração." Eu acho que da creche à pós-graduação, nas escolas em todos os níveis, as crianças deveriam ser perguntadas, "Que tipo de mundo você quer?" É uma pergunta fundamental, perguntar que mundo temos e que mundo queremos ter.

Eu também ensino yoga e meditação, pois penso que através da meditação, a paz de espírito, o silêncio podem ser atingidos. A meditação está presente em todas as culturas do mundo, não custa nada tentar. Você pode encontrar essa força interior, essa paz interior, você pode encontrar a base espiritual que é fundamental para todos nós aqui. Nós somos uma família humana. Todos são irmãos e irmãs aqui. Temos que salvar as plantas e animais, que também são nossos irmãos e irmãs neste planeta. E nós temos de construir um mundo melhor. Podemos fazê-lo, é absolutamente necessário.

Um pequeno exemplo, em Illinois. Chuck Paprocki tem três hectares de terra e está provendo frutas e hortaliças para 100 famílias. Ele faz parte de um grupo de trabalho criado há um ano para tentar ajudar fazendas familiares. Mas durante o ano passado, de repente essa força tarefa, "Alimentos Locais, Fazendas e Emprego" (www.foodfarmsjobs.org), criou um relatório que foi publicado há três semanas. Afirma que, no estado de Illinois, US$ 45 bilhões são gastos em alimentos anualmente, e 98 por cento dessa quantia é gasta comprando-se alimentos de fora do estado. Ecologicamente isso é um desastre, o alimento viajar 1500 milhas, em média, para chegar ao seu prato. Eles disseram que, se destinássemos apenas 20 por cento de todos os alimentos que as nossas escolas e hospitais servem todos os dias para os alimentos produzidos localmente, isso iria criar milhares de empregos no estado, manteria o dinheiro no estado, traria uma alimentação muito mais saudável e nutritiva para todos. Acho que todos os estados deveriam seguir esse exemplo, e agora é fazer essa legislação existir, para que democratas e republicanos possam aprová-la. Acho que todos deveriam seguir o exemplo da família Obama: plantar uma horta orgânica em seu quintal ou no seu telhado ou na beirada da sua janela. Todo mundo deveria fazer isso. Que exemplo maravilhoso!

E nós podemos viver de uma forma mais holística, de uma maneira melhor e mais saudável, criando na prática uma verdadeira sociedade humana pela primeira vez na história. Que incrível, que belo mundo seria.

Gostaria de concluir dizendo que um ensinamento de yoga e meditação é que cada um de vocês tem um potencial de desenvolvimento físico, mental e espiritual muito maior do que você poderia imaginar. Torne-se esse potencial. Torne-se esse pioneiro. Vamos trabalhar juntos, hoje e para o resto de nossas vidas, para construir um mundo melhor. Para fazer um mundo para nossos filhos, para a humanidade, para todos.

Muito obrigado.

Um comentário:

Diana disse...

o mundo irá mudar. Estamos na transição da Era de Peixes, para a rea de Aguário. Autoconhecimento. O homem, com uma consciencia coletiva.Saber cósmico. Mas tudo se dá gradualmente.As mudanças virão, pq assim está estabelecido, pelo propósito Divino, q traça metas...Passamos por experiencias, por testes, Terra-escola...Senão pq tudo isso? Vamos indo numa escalada espiritual, onde todos somos um e vice versa.
Não há o que temer....A humanidade ainda vai cumprir seu propósito, aqui na terra...questão de evolução.